LuluZOO

29 agosto 2006

Por que astrologia não funciona (Parte I)

Uma aquariana lê a descrição de sua personalidade segundo a astrologia. Fica tão impressionada com ela que envia uma mensagem ao seu blog, comentando com quais partes do texto ela se identificou (a maioria) e com quais partes ela não concordou (algumas poucas). Termina dizendo que não entende como tem gente que não crê em astrologia. Ela deve ter concluído o seguinte: se os astrológos conseguiram descrevê-la tão bem, obviamente a astrologia funciona.

Vinte pessoas lêem seus mapas astrais. Todas ficam impressionadas, porque a maior parte do texto está correto. Logo a astrologia funciona. Cem pessoas lêem seus mapas astrais. Todas ficam impressionadas, porque a maior parte do texto está correto. Mais evidências de que a astrologia funciona. Agora fica difícil negar que a astrologia funciona, certo?

Isto é um erro. Não podemos concluir nada a partir desses dados. No máximo, temos uma sugestão de que talvez a astrologia funcione. Porém ainda nos resta encontrar boas evidências de que esta teoria está correta, já que os exemplos acima não são boas evidências. Não convenceriam nenhum cientista ou cético. Vou mostrar o porquê com o seguinte exemplo: Maria sempre tem dores de cabeça à tarde. Um dia seu amigo João lhe diz que conseguiu uma erva peruana que dizem ser ótima para dor de cabeça. Ele lhe prepara um chá usando a erva. Quando Maria bebe o chá, sua dor de cabeça passa. Nas tardes seguintes, fica claro que toda vez que ela bebe o chá, a dor de cabeça passa. Quando ela não bebe o chá, a dor de cabeça não vai embora. Logo a erva funciona, não é? Não funciona. Maria tem hipoglicemia, mas não sabe disso, e é a hipoglicemia que faz com que ela tenha dores de cabeça. João põe açúcar no chá, o que faz com que a bebida eleve o nível de glicose no sangue dela de volta ao valor normal. Vejam só: toda vez que Maria toma o chá, sua dor de cabeça passa. Parece incrível, dá certo sempre, e mesmo assim a erva não tem efeito nenhum. É por isso que mil pessoas impressionadas com seus mapas astrais não provam que a astrologia funciona.

Para saber se a erva peruana é boa mesmo para dor de cabeça, devemos estudar dois grupos de pessoas. Não podemos estudar só uma pessoa, porque o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para a outra. As pessoas são diferentes entre si. E temos que dividi-las em dois grupos para que se possa compará-los. Um grupo recebe a erva peruana em cápsulas enquanto o outro grupo recebe cápsulas de gelatina (um placebo). Ninguém sabe se está tomando erva ou placebo. No final, vemos se a erva diminui a dor de cabeça mais do que o placebo. Só as pílulas de gelatina já vão fazer muita gente se sentir melhor, porque as pessoas melhoram simplesmente por estarem fazendo um tratamento (o efeito placebo). E como não temos mais o açúcar no chá, vai ser fácil ver que a erva peruana é uma fraude. (Mas é claro que a Maria não vai acreditar no resultado do experimento, afinal "sempre deu certo para ela".)

E quanto à astrologia? Podemos escolher algumas pessoas, fazer seus mapas astrais certos e comparar o resultado com o de mapas astrais errados. Para fazer os mapas astrais errados, mudamos o texto para que ele afirme justamente o contrário do que foi previsto pela astrologia ou usamos a data de nascimento errada. Se a astrologia funciona realmente, os mapas astrais certos devem ser melhores quando comparados com os mapas astrais errados. Faz sentido? Sempre precisamos de uma comparação para ver se algo tem efeito.

Um pesquisador da Universidade da Califórnia fez um experimento no qual as pessoas tinham que comparar três mapas atrais (um certo e dois errados) e escolher aquele que melhor descrevia a sua personalidade (Carlson, 1985). Só um terço das pessoas escolheu o mapa astral certo, o que indica que a astrologia só funciona por sorte. O mesmo pesquisador fez outro teste no qual as pessoas faziam testes psicológicos de personalidade. Os astrólogos tinham que ler o resultado de três testes (um certo e dois errados) e adivinhar qual era o resultado certo usando a data de nascimento da pessoa. Novamente uma comparação. Os astrólogos também só adivinharam qual era o resultado certo em um terço dos casos. Qualquer pessoa poderia obter o mesmo sucesso que os astrólogos escolhendo um resultado ao acaso, sem saber data de nascimento nenhuma.

Referência
Carlson, Shawn. A double-blind test of astrology. Nature 318, 419 - 425 (05 December 1985).

22 agosto 2006

Parece que alguém está clicando naquele spam

“Parece que alguém está clicando naquele spam”. Segundo este artigo do New York Times, 5,6% das mensagens de spam pornográfico conseguem fazer com que o destinatário clique no link que está dentro nela. Mais de uma em cada vinte pessoas gosta de receber spam! Existem otários que realizam os sonhos dos spammers, por isso nós temos a nossa caixa postal entupida de merda. Se todos simplesmente apagassem essas mensagens, não haveria mais spam. Vão alugar um filme pornô na locadora!

Observação: Se alguém não conseguiu entrar no site do New York Times para ler o artigo que eu citei, o site BugMeNot tem logins e senhas para um monte de sites para que as pessoas não tenham mais que se registrar.

eu não sei o que escrever...

Sabe estou em crise, não sei o que ecsrever, deve ser porque, sei lá os acontecimentos ao meu redor, não estão tão assim interessante, para escrever um post.
Na Tv aberta..
A novela das oito estou assistindo mais ou menos.
Horário politico só assistir o primeiro e me irritou profundamente.
de resto nada de interessante.
Na Tv fechada.
To pobre, sem assinatura de nada..
No DVD
Aluguei uns filmes semana passada, assistir finalmente o Brockback Mountain, adorei o filme, adorei o final e adorei a historia de amor, muito bem feito, a historia bem contada... Não assistir Crash, para comparar a escolha do Oscar. Mas independente disso, o filme é muito bom.
No Cinema
Assistir Zuzu Angel, eu já tinha visto a historia dela no Linha Direta, gostei mais da historia da globo, fiquei assim bem chocada de não dormir a noite e ficar a noite toda sonhando e chorando... Mas no filme, como era a segunda vez que estava vendo a historia dela não sentir muita coisa.Chorei é claro...mas na TV me chocou mais. A Patricia Pillar esta linda. E as roupas da Zuzu, quero todas.
Na minha vida...
Continua tudo igual, como muito samba e muito show de roque n roll, quer dizer roque só pra outubro.
beijos ao brasil

17 agosto 2006

Salvem as cenouras!


Os grupos de defesa dos animais estão se tornando cada vez mais influentes. Eles dizem que é cruel matar os animais para a alimentação e que todos deveriam ser vegetarianos. Mas eu sou indie e vou lutar pelos direitos das cenouras.

Por que só os frangos e vacas têm direito à vida? Por que as pessoas não se emocionam com o triste destino que têm milhões de cenouras todos os anos? Estes belos vegetais laranjas de formato sugestivo são vítimas de revoltante preconceito. São vistos como seres inferiores. Reparem que não existe nenhum vídeo sobre "A Fascinante Vida das Cenouras", onde elas podem ser vistas em ação no seu habitat natural. Eu procurei no YouTube. Já está na hora de começarmos a retratar as cenouras como seres dinâmicos, em constante luta pela sobrevivência.

Além disso, as cenouras são tratados de forma muito mais cruel do que os animais. Quando você come um bife, pelo menos a vaca já está morta. Mas as cenouras permanecem vivas o tempo todo enquanto são arrancadas da terra, embaladas, levadas ao mercado, compradas, lavadas e comidas!

Aqui vocês podem ver uma cena fortíssima em que cenouras são trituradas. Imagine o que as pessoas não diriam se estivessem triturando um coelhinho.
Foto de cenouras sendo trituradas.

Vejam aqui cenouras sendo cultivadas de forma desumana para o abate.
Foto de plantação de cenouras.

Devemos ter mais respeito pelas nossas irmãs cenouras. Devemos tomar consciência do tratamento cruel a que elas são submetidas, ao invés de simplesmente ignorar o problema. As cenouras não são "só vegetais estúpidos" porque não aprendem truques nem abanam o rabinho. Por acaso a clorofila torna um ser vivo menos valioso para o nosso mundo?

12 agosto 2006

O Mito!

11 agosto 2006

As entrevista do Jornal Nacional



Eu só vou reescrever o que fiz no email que passei hoje de manhã para zoo.

estava aqui louca para comentar sobre o Jornal Nacional esta semana, com as entrevistas dos candidatos a presidente, como sei que vcs não assistem o Jornal Nacional(eu tbem detesto, mas esta semana foi tudo, porque teve a entrevista doscandidatos.).

A melhor frase da semana - Heloisa Helena respondendo sobre reforma agrária : Fatima, meu amor, eu tenho obrigação entender mais de reforma agrária do que voce.

Deu um show, um show mesmo.. Bonner foi atropelado por ela, ela sabe fazer politica, pessoa que tem o dom, o discurso é uma coisa que politico tem que ter sempre, o senado deu muita bagagem para ela, a mulher fala, ela é uma flor, não é mesmo meu amor. Ela quebrou os dois.

Depois dela a entrevista que mais gostei do Cristovan Buarque, ele é educação, educação e somente educação, o ruim dele é aquele partido que para mim não existe devido ao fato que Brizola morreu e o partido morreu com ele.Então ele é só um cara que vai fazer a campanha de uma nota só, como disse Lucia Hipólito na CBN, a nota só dele é educação. Fiquei muito feliz quando ele foi nomeado Ministro da Educação.

Lula tremeu, se entregou (as demissões do Paloci e Dirceu), mas foi como campeão, é dele a eleição, mas assim, ele deu alguns deslizes, do tipo as 17 milhoes de fronteiras, acabar com a ética. A Fátima e Bonner, trataram muito bem ele.

Geraldinho chuchu, que dó, o cara estava perdido, falou firme como chuchu, matou o FHC de vergonha, ... este cara precisa ler livros do FHC,Weber, Comte, precisa de muita coisa...Fatima e Bonner, acabaram com ele,foi com tudo em cima do chuchu e o azar dele, segunda feira novos ataques do PCC. Como disse uma amiga, só faltou falar dos vestidos da D.Lu.

Marx de cu é Hegel para ele.

Desabafo.

Eu estou entre amigas, então eu posso escrever.
Eu adorei a musica do nova do Sandy &Junior, o clip é lindo, foi filmado no meu prédio.
Deve ser meu momento in love.
Ainda não esta de vias de fato, mas eu gosto tanto de sentir isso, de ficar in love.
Mas claro torcendo sempre para via de fato. Now !

07 agosto 2006

Meu sabado

Voce esta com sono atrasado, voce esta cansada e não consegue levantar, seus cinco minutos a mais na cama, tornaram 01 hora a mais, quer dizer 2 horas a mais e voce perde a hora, e vai atrasada para aula.
Chega na aula, que aquele teu amigo que voce esta anciosa para ver, não veio..
Voce fica lá batendo papo. Vamos embora ?
Lá fui indo embora, quando derepente, mais que derepente, voce tropeça, voce voa, voce cai sem nem conforto no chão.
Vergonha ?
Desespero ?
Pior voce esta consciente e viva ?
E um monte de gente começa a perguntar ? Voce esta bem ? Como voce está?
Quer água ?
A senhora esta bem ?

Eu levanto, pego minha bolsa, meus oculos escuros e vou em frente, mancando, morrendo por dentro, mas vou em frente, afinal.. Foi mais um capitulo da minha vida, onde eu cai literalmente no chão.

Ah, meu corpo esta todo doido...

02 agosto 2006

Que maldade Carol colocar num post que suas amigas te desprezam, por não ir ao cinema com voce. E ainda colocar que foi aquele cinema de shopping.
É para todo mundo ficar com dor na consciencia mesmo.

Eu não gosto de filme de super homem ou qualquer outro super herói. Não gosto destas coisas, eu prefiro assistir novela. Não me olhem com desprezo !
Acho que na minha vida assistir mais novela do que desenho animado. Deve ser por isso que sou romantica.

Outra coisa a respeito da Julia e Barbara, eu admiro este senso crítico delas, mas acho cedo demais e mal influenciado . Eu jogo culpa nos Rebeldes, pois é o mais próximo,é bola da vez.
Olha voces me olhando novamente, me achando exagerada !
Eu tenho medo que direção essas crianças vão tomar na vida, não estou falando somente delas, mas de muitas e muitas que estão ao vento.
Eu odeio e desprezo caretice, mas acho que coisa tem seu tempo.

01 agosto 2006

Superman Returns

Como todos me desprezaram e não quiseram ver Superman Returns comigo no cinema, baixei o filme no Bit Torrent. Quando o download terminou, comecei a assistir o vídeo. 41 minutos mais tarde, apertei stop, pois aquilo deveria ser visto na tela grande do cinema e não no meu monitor pequeno.

Logo no início do filme, já tem uma cena linda no espaço: alguma coisa explode e faz com que Kripton se quebre em mil pedaços. Aí a "câmera" acompanha a trajetória de um dos pedaços pelo espaço até chegar à Terra, enquanto toca a famosa trilha sonora do Superman. Antes disso, já tínhamos sido informados por um texto na tela de que após o final do Superman 2, astrônomos descobriram restos de Kripton e o Superman, salvador da Terra, desapareceu por 5 anos. E agora o Superman retorna.

Logo de cara ele já salva sua amiga Lois Lane na melhor cena do filme. O avião no qual ela está sofre um acidente e começa a cair. O Superman está lá num piscar de olhos. Os efeitos especiais atingiram um nível de perfeição nesta cena. Nós vemos o avião caindo, a Lois Lane sendo atirada contra as paredes lá dentro, e então as duas asas se rompem. Bem embaixo do avião há um campo de baseball. Nós vemos os caras jogando baseball, quando de repente olham para cima e vêem aquele negócio enorme caindo, pegando fogo. Aí o Superman desce mais rápido do que o avião e tenta pará-lo, segurando pela ponta. Ele consegue! Antes de chegar ao chão, o avião já está seguro nas mãos do Superman, que o coloca no chão com delicadeza. O público do jogo aplaude, emocionado, e eu tive vontade de aplaudir junto. Aí chegamos aos 41 minutos de filme.

Depois disso, não fiquei impressionada. Eu nunca fui muito fã do Superman. Ele é muito perfeitinho. Não tem uma célula do corpo fora do lugar, um fio de cabelo mal penteado (quilos de gel). Ele tem um olhar sincero e luta pela Justiça e pela Liberdade. Grande coisa. Este novo ator é igualzinho o Christopher Reeve e interpreta o Superman do mesmo jeito. O Clark Kent, que poderia ser mais interessante, mal aparece. O Brandon Routh pode ser lindo e bem dotado e não sei mais o quê, não estou nem aí para ele.

A nova Lois Lane não é tão boa quanto a antiga. A antiga era uma pessoa que se divertia horrores; a nova é muito séria. Talvez seja porque o Superman foi embora por 5 anos sem dar a satisfação. Claro que ela não deixou barato: ganhou o prêmio Pulitzer por um artigo chamado "Por que o mundo não precisa do Superman", arrumou um noivo e teve um filho. Aliás o noivo dela é mil vezes mais simpático do que o Superman. Ela obviamente ama o Superman, mas não deveria, afinal o outro ator também é bonito sem usar gel, é legal, tem personalidade e não a deixou na mão.

O Kevin Spacey como Lex Luthor é bom. O Kevin Spacey é sempre bom em qualquer papel. E enquanto o Gene Hackman, que também é sempre bom, era um Luthor meio besta, que ria o tempo todo de coisas que não tinham graça, o Kevin Spacey é um cara inteligente e mau. Eu acho que prefiro o Kevin Spacey ao Gene Hackman e inclusive ao Superman.

O roteiro é normal para um filme de super-herói. Não tem nenhum momento engraçado e a única parte emocionante é a do avião caindo. Disseram que o problema foi não terem mostrado o Superman salvando pessoas o suficiente, afinal é por isso que as pessoas gostam dele. Um escritor do qual eu gosto escreveu no blog dele que o problema foi ter mostrado o Superman do ponto de vista do Superman. Ele deveria ter sido mostrado do ponto de vista das pessoas comuns, assim o fato de ele ter superpoderes pareceria impressionante.

Por outro lado, o roteiro também não tem nenhum momento sem pé nem cabeça (exceto pela eterna questão de ninguém ser capaz de perceber que o Clark Kent é obviamente o Superman). Não é um grande filme, não é mesmo, mas é um bom filme. Tem efeitos especiais e o Kevin Spacey, então já vale um ingresso de cinema.

PS: Os pirralhos do Cinemark de Alphaville são insuportáveis. Uma mulher teve que ir chamar o segurança para que eles calassem a boca. Ainda bem que eu já tinha visto o começo do filme no meu computador.

Atualização: Meu escritor favorito concorda que o Superman é sem graça, afinal ele nem quis saber qual era a cor da calcinha da Lois Lane.

Eleições 2006

Estava comentando com uma amiga, sobre as eleições, e que esta vai ser muito mas muito chato mesmo. Porque ?
Estamos sem esperança
Estamos todos desiludidos
Estamos de saco cheio
Não temos em quem votar.

Esta minha amiga, falou que irá votar nulo, eu falei também que minha tendencia esta mais para o nulo, mas que realmente estava pensando em nem ir votar, pois sempre pego filas imensas. Ela brincou, vai para fila e vote nulo.

Se um dia eu tiver biografia, tem que constar que sempre gostei de eleições, do dia de eleição, para mim, era um acontecimento histórico. Esta coisa de eleição, é de familia, meu DNA não nega, sou neta do Sr. Salvador. Meu avô, não ocupou um cargo publico, mas era o politico do PMDB.
pmedebista histórico, meu avô, me influenciou muito, mas depois por rebeldia, pulei pro lado dos mais jovens, e fui planfetar para o PCB e depois PT.
Meu avô morreu em 1994, não viveu o anos FHC (ele iria morrer desgosto e de ódio de ver FHC com ACM), não viu o barbudo que ele detestava ser eleito. Ele detestava a barba do Lula, também não viu o PMDB dele junto com PT, assim como não viu que o partido dele mesmo sendo grande, não ter candidato próprio para presidente, quer dizer não ter uma nome forte, para ser candidato.
Assim, eu sempre tive uma ligação muito familiar e forte com partidos politicos, candidatos e eleições.
E agora eu não tenho em que votar.
Eu chorei muito de emoção na eleição de 2002, não tem corrupção/desilusão, que vai me tirar alegria que foi 01/01/2003, o dia da posse, foi inesquecivel, aquela coisa, conseguimos, mas consciente.
Então meu povo, hoje dia 01/08, digo meu voto vai ser nulo.